Em entrevista, Caládio defende a instalação de escudos de proteção em agências bancárias
O apresentador Carlos Camargo, do canal 28.1 TV2C, de Cambé, entrevistou nesta quinta-feira, dia 25 de maio, o diretor do Sindicato, Carlos Ribeiro Caládio, sobre o projeto de Lei 27/20023, do vereador Roberto Fu, que dispõem sobre a instalação de escudos de proteção/cabines de proteção em agências bancárias, instituições financeiras e cooperativas de crédito. A iniciativa já é uma reivindicações antiga da categoria e defendida pela entidade.
O diretor do Sindicato, afirma que o projeto de Lei visa aumentar a segurança do próprio vigilante e também de todas os clientes que frequentam as agências. Além de uma visão privilegiada para evitar delitos, o escudo de proteção/cabines de proteção favorece o cumprimento o cumprimento da NR 17, sobre Ergonomia, com a possibilidade de o vigilante sentar por alguns períodos alternados, sem prejudicar a segurança dos clientes.
A instalação de escudos também está prevista na Portaria 18.045, de 17 de abril de 2023, em seu Capítulo V, da Fiscalização da Segurança dos Estabelecimentos Financeiros, na Seção I, dos Requisitos do Plano de Segurança, no “Art. 95. O Plano de Segurança deverá descrever todos os elementos do sistema de segurança, que abrangerá toda a área do estabelecimento, constando: V – anteparo blindado com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.”